home história locais hospedagem contato




Ponte de Rialto

A ponte de Rialto é a mais antiga e famosa das quatro pontes existentes sobre o Grande Canal. Também é linha divisória para os distritos de San Marco e San Polo.

A ponte era a única ligação permanente entre os dois lados do Canal, até surgirem outras opções de travessia.

O Local é um dos principais cartões postais de Veneza, ao lado da Ponte dos Suspiros e da Praça São Marcos, entre outros lugares da cidade.

Ponte de Rialto
A Ponte de Rialto ganha um charme especial à noite. foto: Artur Staszewski

"Contemplar o pôr do sol sobre o Grande Canal é um programa imperdível e na Ponte de Rialto você sabe que está no lugar certo e na hora exata."

 Ponte de Rialto
Turistas sempre param nas escadas. foto: Joe Shlabotnik

Antiga Ponte de Rialto
Na pintura de Vittore Carpaccio, Miracolo della Croce a Rialto, podemos entender como era a antiga ponte no ano de 1496.

Origem e história da Ponte de Rialto

A primeira travessia a seco do Grande Canal foi uma ponte flutuante construída em 1181 por Nicolò Barattieri. Foi chamada de Ponte della Moneta.

Ponte de Rialto
A Ponte for reconstruída algumas vezes até aprovarem a atual construção em rocha. pintura: Michele Marieschi 1710-1744

O desenvolvimento do mercado de Rialto aumentou o tráfego na ponte, por isso foi substituída em 1255 por uma ponte de madeira. Esta estrutura tinha duas rampas inclinadas reunidas em uma parte central móvel, que poderia ser levantada para permitir a passagem de navios altos.

A conexão com o mercado levou a uma mudança de nome da ponte. Durante a primeira metade do século XV, duas fileiras de lojas foram construídas ao longo dos lados da ponte. As rendas trouxeram capital para o Tesouro do Estado, que investiu na manutenção da ponte, apoio que foi vital para a construção.

O lugar ficou parcialmente queimado na revolta liderada por Bajamonte Tiepolo em 1310. Em 1444 ela entrou em colapso sob o peso de uma multidão assistindo a um desfile de barcos e depois de restaurada desabou novamente em 1524.

A ideia de reconstruir a ponte em pedra foi proposta em 1503 e vários projetos foram analisados ao longo das décadas seguintes. Em 1551 as autoridades solicitaram propostas para a renovação da ponte.

Até mesmo o grande Michelangelo foi considerado como projetista da ponte. Projetos foram oferecidos por arquitetos famosos, como Jacopo Sansovino, Palladio e Vignola, mas todos propunham uma abordagem clássica com vários arcos, que foram julgadas inadequadas.

A atual Ponte de Rialto, usando rochas como matéria prima, foi projetada por Antonio da Ponte e finalmente foi concluída em 1591. A engenharia da ponte foi considerada tão audaciosa que o arquiteto Vincenzo Scamozzi previu sua ruína.

É semelhante ao projeto anterior da ponte de madeira. Duas rampas inclinadas levam até um pórtico central. Em ambos os lados do pórtico apresentam-se fileiras de lojas. A ponte desafiou os seus críticos a se tornou um dos ícones arquitetônicos de Veneza.

Ponte de Rialto
A Ponte de Rialto é, sem dúvida, um dos melhores lugares da cidade para fazer fotos no entardecer. foto: Antonella/Flickr.com

Ponte de Rialto
Perto da ponte encontram-se algumas das melhores gelaterias de Veneza. Vale provar! foto: Alberto Carrasco Casado

A Ponte de Rialto nos dias de hoje

Contemplar o pôr do sol sobre o Grande Canal é um programa imperdível e na ponte de Rialto você sabe que está no lugar certo e na hora exata. É um dos locais mais queridos e importantes da Sereníssima.

Existem uma série de lojinhas sobre a ponte que vendem souvenires. Se quiser comprar o famoso vidro de Murano ou uma máscara do carnaval veneziano, confira antes se é mesmo produzido na cidade ou se é 'made in China'.

Artigos relacionados:
Gôndola
Vaporetto
Grande Canal
Ponte dos Suspiros

Compartilhe  



fotos - hospedagem - locais - contato

 



 

venezaitalia.com.br © 2014 - Todos os direitos reservados