home história locais hospedagem contato




Murano, Veneza

Murano é um grupo de sete pequenas ilhas ligadas por pontes e separadas por oito canais na Laguna de Veneza.

Encontra-se a cerca de 1,5 km ao norte de Veneza e mede cerca de 1,5 km de diâmetro com uma população de cerca de 5.000 habitantes. Era uma comuna independente mas hoje faz parte da comuna de Veneza.  

É famosa por sua requintada fabricação de vidro. Verdadeiras obras de arte, as peças produzidas em Murano podem alcançar altos valores no mercado. Na tradição local, gerações vem passando os segredos da produção do vidro de Murano de pai para filho.

Murano, Vidro
Artesão mostrando grande habilidade produzindo um cavalo. foto: Tony Hisgett

Ver os mestres vidreiros soprando, cortando e moldando o vidro é uma atração irresistível de Murano  
 

 

História de Murano

Murano foi inicialmente fundada pelos romanos. A partir do século VI foi povoada por pessoas de Altinum e Oderzo. A ilha prosperou como um porto de pesca e por meio da produção de sal. Foi também um centro para o comércio através da porta que controlava Sant'Erasmo.

A partir do século XI , começou a declinar com o fluxo de pessoas seguindo para Dorsoduro. A partir do século XIII, ao contrário das outras ilhas da lagoa, Murano cunhava suas próprias moedas.

Murano, Veneza
: : Vale aproveitar a tarde em Murano e desfrutar dos ótimos restaurantes destas pequenas ilhas. foto: Maurice/flickr.com

No início do segundo milênio eremitas da Ordem Camaldolese ocuparam uma das ilhas em busca de um lugar de reclusão. Lá eles fundaram o Mosteiro de S. Miguel (S. Michele di Murano) . Este mosteiro se tornou um grande centro de aprendizagem e de impressão. O famoso cartógrafo Fra Mauro, cujos mapas foram cruciais para a exploração européia do mundo, era um monge desta comunidade. O mosteiro foi invadido em 1810 por forças francesas de Napoleão no curso da conquista da península italiana. Os monges foram expulsos em 1814 e a área tornou-se então o grande cemitério de Veneza.

Em 1291, todos os fabricantes de vidro em Veneza foram obrigados a mudar-se para Murano devido ao risco de incêndios. No século seguinte as exportações começaram e a ilha se tornou famosa por conta da arte na produção de vidro e espelhos. Murano tornou-se o principal produtor de vidro na Europa. A ilha mais tarde seria conhecida por seus elegantes lustres.

No século XV, a ilha tornou-se popular refúgio para os venezianos e palácios foram construídos, entretanto, até o século XIX a paisagem da ilha era conhecida por seus pomares e hortas. Novas construções se seguiram.

Apesar de queda nas vendas de vidro durante o século XVIII, a vidraria é ainda a principal indústria da ilha.

Murano, Veneza
: : Um lugar tranquilo de Veneza e sem a multidão de turistas que poderia atrapalhar o seu descanso. foto: Alois Staudacher

Principais atrações de Murano

Para acessar a maravilhosa arte da vidraria, o turista pode escolher entre muitas fábricas de vidro. Já o Museo del Vetro é um museu sobre a história do vidro, incluindo é claro, o de Murano. O museu funciona no belo Palazzo Giustinian, antiga residência dos bispos de Torcello. Foi construído em estilo gótico e fundado em 1861. O museu é dirigido pela Fondazione Musei Civici di Venezia (MUVE).

Atrações na ilha incluem o Duomo di Murano Santi Maria e Donato conhecida por seu pavimento de mosaico bizantino do século XII cuja lenda diz que feito para abrigar os ossos do dragão morto por São Donato, além da igreja de San Pietro Martire com a capela da família Ballarin, construída em 1506 e obras de arte de Giovanni Bellini, e finalmente o Palazzo da Mula.

Murano, Veneza
: : Panorama de um canal de Murano, em Veneza, com suas casas charmosas e ruas tranquilas. foto: Peter Broster

Hoje as obras em vidro produzidas em Murano enfrentam a dura concorrência com as peças vindas da China. Embora muito mais baratas, as chinesas tem acabamento e aparência bem mais grosseiros. Para diferenciar os produtos, Murano protegeu seu patrimônio histórico e cultural com uma denominação de origem de fábrica de vidros para artísticos.

Veja também:
Burano
Torcello
Uma tarde em Burano
Piazza San Marco (Praça São Marcos)

Compartilhe  



fotos - hospedagem - locais - contato

 



 

venezaitalia.com.br - © 2014 - Todos os direitos reservados