home história locais hospedagem contato




Burano, Veneza

Burano foi construída sobre quatro pequenas ilhas da laguna de Veneza, uma ilha na Lagoa de Veneza famosa por suas casas alegremente coloridas. As ilhas são separadas por estreitos canais e ligadas por pontes.

Burano fica perto de Torcello, no extremo norte da Lagoa e a 7 quilômetros de Veneza, (cerca de 40 minutos de viagem no vaporetto).

Este lugar bucólico é um antigo centro pesqueiro e a população atualmente é estimada mais de 3.000 pessoas.

Burano foi subdividida em cinco zonas, assim como o centro histórico de Veneza. Eles correspondem às cinco ilhas de origem.

Além da atividade da pesca e do turismo, a economia da ilha ainda está ligada à antiga arte do rendilhado. A atividade foi evoluindo a partir do século XVI, quando foi reconhecida por toda a Europa.  

Burano Veneza
foto: Fabio Sguazzin  

"Burano é atraente por suas pequenas casas simples e pintadas com cores alegres" 
 

confira o vídeo: Uma tarde em Burano 

História de Burano

A ilha foi provavelmente fundada pelos romanos. No século VI foi ocupada por pessoas de Altino. Duas histórias são atribuídos à forma como a cidade obteve o seu nome. Uma delas é que ele foi inicialmente fundada pela família Buriana, outra é que os primeiros colonos de Burano vieram da pequena ilha de Buranello, c. 8 km para o sul.

Embora a ilha tenha logo se tornado próspera, não tinha nenhum dos privilégios de que Murano ou Torcello gozavam. Burano cresceu em importância somente no século 16, quando as mulheres da ilha começaram a fazer renda com agulhas e comercializa-los. Quando Leonardo da Vinci visitou a cidade em 1481, comprou um pano para o altar principal do Duomo di Milano, ajudou a consagrar a renda que logo era exportada em toda a Europa, mas o comércio começou a declinar no século XVIII até 1872, quando uma escola de rendas foi aberta. Com as novas tecnicas, o comércio na ilha cresceu de novo, mas poucos agora fazer laço da maneira tradicional, uma vez que é extremamente demorada e, por conseguinte, caros.

Principais atrações de Burano

Burano é atraente por suas pequenas casas simples e pintadas com cores alegres. Tais cores seguem um sistema específico proveniente da era de ouro de sua história: se alguém deseja pintar a sua casa, é preciso enviar um pedido para o governo, que vai responder sugerindo as cores certas permitidos para esse lote.

Outras atrações incluem a Igreja de San Martino, com um campanário inclinado (abaixo) e uma pintura de Giambattista Tiepolo (Crufixion, 1727), o Oratório de Santa Barbara e o Museu e Escola de Lacemaking.

Burano
Panorama de Burano, em Veneza, que encanta com suas cores alegres. Um lugar tranquilo que parece perdido no tempo.  

Burano, Veneza
As casas da ilha são encantadoras por sua cores, história e simplicidade. foto: Saffron Blaze

De Burano è possível embarcar de vaporetto para uma visita à minúscula ilha de S. Francesco del Deserto, um local remoto que tem um mosteiro franciscano que teria sido fundado pelo São Francisco. 

Veja também:
Uma tarde em Burano
Murano
Torcello
Piazza San Marco (Praça São Marcos)

 

Compartilhe  



fotos - hospedagem - locais - contato

 



 

venezaitalia.com.br - © 2014 - Todos os direitos reservados